START Esposende oficialmente inaugurada

START Esposende oficialmente inaugurada

- in Local, Notícias
471
0

O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves inaugurou hoje a START Esposende e o Espaço Empresa, serviços vocacionados para o empreendedorismo, apoio empresarial e captação de investimento. Desde o arranque deste projeto, a START Esposende já incubou 26 projetos dos quais 13 já se converteram em reais negócios, bem como está a acompanhar investimentos empresariais no concelho de Esposende, que se estimam em cerca de 10 milhões de euros. O Espaço Empresa resulta da parceria do Município de Esposende com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a política preconizada pelo Município acompanha “a adaptação às novas ferramentas, disponíveis para proporcionar as condições para a fixação ou expansão das empresas, potenciando a criação de riqueza e emprego para a população local”. A START Esposende é, dessa forma, através de um modelo colaborativo que envolve o tecido empresarial local, o apoio de mentores e a partilha de conhecimento académico, um modelo que pretende estimular e apoiar os empreendedores e empresários, ao mesmo tempo que consegue captar investimento para o concelho”.

Com o Espaço Empresa, pretende-se numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, e que só este ano já recebeu mais de 250 pedidos, proporcionar uma vasta panóplia de serviços, aproximando ainda mais as empresas da administração pública central, criando-se condições ainda mais favoráveis ao crescimento económico do tecido empresarial de Esposende. A propósito, Benjamim Pereira lembrou o “crescimento acima da média regional e nacional, em que as mais de 4500 empresas foram responsáveis pela faturação de cerca de Mil Milhões de euros, sendo criados 3600 postos de trabalho diretos nos últimos anos”.

A este “esforço” do tecido empresarial tem correspondido o município com o investimento em obras públicas, como deixa transparecer o orçamento para 2021 – o maior de sempre – e que representa, neste momento, a realização, no terreno, de obras que atingem os 15 milhões de euros.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, destacou a importância da proximidade aos agentes económicos, “respondendo às necessidades mais específicas”. Nessa linha, enquadrou a abertura do Espaço Empresa, onde se facultam as ferramentas “para que os nossos empresários possam preparar-se para concorrer com mercados mais difíceis. O Estado e as estruturas descentralizadas do Estado necessitam da colaboração das instituições locais, como as autarquias e associações de empresários, para encontrar o caminho para o futuro. A START Esposende enquadra-se nessa estratégia de desenvolver novos projetos”.

“É muito importante que Esposende tenha correspondido a esta parceria que envolve o IAPMEI, os municípios, a AICEP e a AMA, no sentido da proximidade aos agentes económicos, numa perspetiva de resolução de problemas concretos, respondendo a necessidades específicas de instalação de empresas”, acrescentou o secretário de Estado, referindo-se ao Espaço Empresa agora criado em Esposende.

A START Esposende, como Incubadora de Empresas, potencia o empreendedorismo e, enquanto Agência de Captação de Investimento, apoia empresários que tencionem expandir ou estabelecer-se no concelho, oferecendo um completo conjunto de serviços adequado às diferentes fases do processo de investimento.

Até ao momento a START Esposende acompanhou, com proximidade, mais de 100 empresários que expandiram os seus negócios, internacionalizaram ou que introduziram inovações no mercado. A par disto, disponibiliza espaços para quem pretenda trabalhar remotamente, sendo neste momento uma referencia para os nómadas digitais.

Facebook Comments

Leave a Reply

 

Related Posts