Novas regras associadas à COVID-19 a partir de 1 de outubro

Novas regras associadas à COVID-19 a partir de 1 de outubro

- in Local, Notícias
968
0

Por decisão do Conselho de Ministros, a situação de alerta, decorrente do combate à Covid-19, mantém-se em todo o território nacional continental até às 23h59 de 31 de outubro de 2021. Porém, a partir de 1 de outubro, algumas alterações serão introduzidas, devido ao facto de Portugal apresentar 85% da população vacinada.

A estratégia gradual de levantamento das medidas de combate à pandemia da doença COVID-19, incluem a abertura de setores da economia que estão encerrados desde março do ano passado.

Assim, bares e discotecas reabrem, os restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo, acaba a exigência de apresentação do certificado digital ou teste negativo para acesso a restaurantes, assim como termina a limitação de horários.

Nos casamentos e batizados acabam os limites de lotação, tal como no comércio e nos espetáculos culturais.

O certificado ou teste negativo continuam a ser necessários em caso de viagens por via aérea ou marítima, nas visitas a lares e estabelecimentos de saúde, em grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e em bares e discotecas.

Com as novas medidas são eliminadas as recomendação de teletrabalho e a  testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores.

Também é colocado ponto final à limitação na venda e consumo de álcool, assim como acaba a necessidade de apresentar certificado ou teste nas aulas de grupo em ginásios.

Mantém-se a obrigatoriedade de uso de máscara em transportes públicos, estruturas residenciais para pessoas idosas, hospitais, salas de espetáculos e eventos e grandes superfícies, assim como durante a utilização de transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo.

Facebook Comments

Leave a Reply

 

Related Posts