Município capacita professores do 1.º Ciclo em Tecnologias de Informação e Comunicação

Município capacita professores do 1.º Ciclo em Tecnologias de Informação e Comunicação

- in Educação, Notícias
105
0

No âmbito do Projeto Edu@Esposende, o Município, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) dos Concelhos de Barcelos e Esposende, está a promover a ação de formação “Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, direcionada para os professores deste grau de ensino a lecionar nas escolas do concelho.

No total de vinte e cinco docentes das escolas do 1.º Ciclo, que, após uma primeira sessão presencial, se encontram agora a receber formação online, que se prolongará até ao final de novembro.

Esta ação visa reforçar competências no âmbito da utilização do software educativo que acompanha os computadores que o Município adquiriu e disponibilizou a estas escolas, no anterior ano letivo, num significativo investimento financeiro.

São também objetivos desta ação de formação trabalhar ambientes imersivos (realidade aumentada e realidade virtual), abordar cenários de aprendizagem e metodologias de aprendizagem ativas e a apresentação, experimentação e análise de atividades integradoras das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas diferentes componentes curriculares do 1.º Ciclo, versando, ainda, a utilização de ferramentas digitais de suporte à aprendizagem ativa com as TIC (microcontroladores, jogos sérios, gamificação, etc.), entre outros.

No atual quadro pandémico, reveste-se de toda a importância salientar a importância TIC como um fator de inclusão e de combate ao insucesso escolar, para além de servir de suporte, promoção e motivação à aprendizagem e desenvolvimento das capacidades e atitudes previstas no Perfil do Aluno para o Século XXI.

Refira-se que o projeto Educativo Edu@Esposende tem como matriz essencial fomentar o acesso dos alunos do 1.º Ciclo a ferramentas tecnológicas, hardware e softwares educativos, assim como promover formação para os professores, no sentido de potenciar novos métodos de ensino-aprendizagem, mais enriquecedores, num ambiente de partilha e de cooperação.

Neste contexto, a política educativa do Município está alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente no que se refere ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Facebook Comments

Leave a Reply

 

Related Posts