Esposende Ambiente renova certificação e adota nova Norma da Segurança e Saúde no Trabalho

Esposende Ambiente renova certificação e adota nova Norma da Segurança e Saúde no Trabalho

- in Local, Notícias
317
0

Num ano em que as empresas têm sido postas à prova, face à situação de pandemia Covid-19, a empresa municipal Esposende Ambiente viu novamente certificadas as suas boas práticas, mantendo as certificações ao nível da gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e Responsabilidade Social.

A par da revogação da certificação, a empresa conseguiu transitar para um novo referencial de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, a NP ISO 45001:2019, uma norma ainda mais exigente do que a OHSAS 18001 que até então foi a referência da empresa nessa área. Dado o contexto em que ocorre, esta transição veio, de certa forma, validar as estratégias definidas pela Esposende Ambiente na salvaguarda da saúde e segurança dos seus colaboradores, perante um cenário tão adverso como o que atualmente vivemos.

Sendo uma das prioridades para a Administração, a garantia de condições de segurança e saúde aos trabalhadores da empresa sempre foi – e este ano, mais ainda – um objetivo primordial. Com o apoio de uma dedicada equipa interna de técnicos e chefias da empresa prestadora de serviços externos de Segurança e Saúde no Trabalho e do inexcedível empenho dos seus colaboradores, a Esposende Ambiente tem acompanhado a evolução da situação de pandemia e garantido a permanente adaptação dos seus procedimentos internos e do seu Plano de Contingência, no sentido de garantir a saúde e bem-estar dos seus colaboradores e utentes, sem nunca colocar em causa a prestação dos serviços essenciais da sua responsabilidade, com a mesma qualidade e rigor de sempre.

Para tal, a empresa reforçou o investimento na aquisição de equipamentos de proteção individual, ajustados aos novos riscos, adaptou os locais de trabalho, reavaliou equipas e horários de trabalho, e, paralelamente, aumentou a sensibilização dos colaboradores para as boas práticas em contexto Covid.

O permanente acompanhamento da informação emitida pelo Governo e pelas autoridades de saúde, bem assim como a informação da comunidade científica e a disponibilização de novos produtos no mercado, tem sido imperioso para garantir a contínua adaptação da empresa à evolução da situação, não só ao nível da Segurança e Saúde, como ao nível da Responsabilidade Social. Com efeito, desde que a situação de pandemia foi declarada, a empresa tendo vindo a desenvolver todos os esforços para minimizar os seus efeitos na conciliação da vida pessoal dos colaboradores com o trabalho.

Com o trabalho que tem sido desenvolvido ao nível da gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e Responsabilidade Social, julga-se que a Esposende Ambiente está a contribuir para o cumprimento de dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente do ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico e ODS 3 – Saúde de qualidade.

Facebook Comments

Leave a Reply

 

Related Posts