Capitania e Polícia Marítima com novo comandante

Capitania e Polícia Marítima com novo comandante

- in Local, Notícias
889
0

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira participou hoje na cerimónia de investidura do novo comandante da capitania e da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, capitão-de-fragata Silva Lampreia que sucede no cargo a Sameiro Matias, recentemente distinguido com a medalha de Mérito Municipal, por ocasião das celebrações do Dia do Município de Esposende.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende manifestou o propósito de manter a colaboração institucional que tem caraterizado as relações entre as duas entidades, apresentando os cumprimentos e votos de um trabalho bem sucedido.

O capitão-de-fragata Silva Lampreia manifestou o propósito de dedicar o seu labor “à segurança das pessoas que utilizam o mar, a comunidade marítima e os bens”, sem esquecer as questões ambientais, para prevenir situações de poluição marítima. Lembrou o facto de a nossa costa registar muita navegação comercial, fazendo com que o risco esteja sempre presente.

Referindo-se à área que está sob jurisdição da capitania e da Polícia Marítima de Viana do Castelo – desde Viana do Castelo até ao concelho de Esposende – Silva Lampreia assinalou, ainda, as demais atividades que contribuem para a economia do mar.

O capitão-de-fragata Silva Lampreia é doutorado em Relações Internacionais, em estudos sobre Segurança e Estratégia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Ciências Militares – Segurança e Defesa, pelo Instituto Universitário Militar, especializado em Hidrografia/Oceanografia, pelo Instituto Hidrográfico, e licenciado em Ciências Militares Navais, pela Escola Naval.

Ao longo da sua carreira prestou serviços de chefia e de comando em diversas unidades da Marinha e Autoridade Marítima Nacional, como o Instituto Hidrográfico, Comando Naval, Instituto Universitário Militar, Estado-Maior da Armada e capitania do porto de Leixões. Também comandou o navio hidrográfico “Auriga” e a corveta “João Coutinho”.

Facebook Comments

Leave a Reply

 

Related Posts