A pequena freguesia de S. Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende, tem quarenta e oito presépios construídos nas ruas da localidade, iniciativa que tem atraído muitos visitantes à localidade.

Criatividade e beleza não faltam aos quarenta e oito presépios de todos os tamanhos e feitios construídos pela população de S. Bartolomeu do Mar, Esposende, nas diversas ruas e becos da mais pequena freguesia do concelho.

A iniciativa é do Centro Social da Juventude de Mar e vai já na décima edição, como forma de viver a quadra natalícia através da manifestação exterior do presépio. As famílias e os vizinhos juntam-se e dão largas à sua imaginação. Desta nascem obras “verdadeiramente artísticas”, sendo visível alguns presépios “muito originais”, pois são construídos por peças que as próprias pessoas produzem, o que demonstra “o carinho e a vontade das pessoas com a iniciativa”, segundo revelou o presidente do Centro Social de Mar, Fernando Cepa.

O uso de material biológico e natural é outra característica dos cerca de meia centena de presépios e cada ano há criações “novas”, o que denota a “criatividade” das pessoas para com uma realidade enraizada na comunidade.

Fernando Cepa referiu ainda que esta iniciativa é “para continuar, pois o facto do número de construções de presépios estar a aumentar de ano para ano significa que a população aderiu à iniciativa”. Por outro lado, “devemos manter as nossas tradições natalícias e passá-las aos mais novos”, adiantou o presidente do Centro Social.

Por fim, Fernando Cepa realçou as muitas pessoas que têm visitado os presépios.

O Pároco Manuel Viana deu os “parabéns ao Centro Social de Mar por mais esta iniciativa, que sendo uma manifestação externa da vivência do Natal é sempre uma forma visível de manifestar o ambiente natalício”.

Os presépios estão patentes ao público até ao dia de Reis e a iniciativa tem o apoio da Junta de União de Freguesias de Belinho e Mar e da Paróquia de S. Bartolomeu.

Os interessados em visitar os presépios podem recolher um panfleto nos cafés da localidade sobre a localização dos mesmos, a saber, Estrada Nacional 13 (4- Geninha, Fernando Cepa, Igreja e Adro); Av. Praia (2 – Emília Correia e Gloria Pedreiro); Igreja Velha (Abílio); Rua do Cruzeiro (Fernando Telheiro); Rua das Oliveiras – (Ginho); Rua da Cangosta Nova (Casa Cepa); Rua Ex-Combatentes Ultramar – (2 – Manuel Alves e Zé Alfaiate); R. Urbanização Bouça Grande (Tónia); Trav. 25 Abril (3-António Cardante, Paulo Pereira, Alzira Cepa); Largo 25 de Abril (Junta); Rua 1º de Maio (Madalena Arezes); Rua Estrada Real (8 – Paulina, Inha Arezes, Pedro Ribeiro, Paula Cepa, Escuteiros, Manuel Ribeiro, Manuel Azevedo e António Barbosa); Rua dos Poços (4-Zé Abílio, Fino, Leonardo Capitão e Luís Capitão); Trav. Rua Ribeira (Filomena Cepa); Rua S. Bartolomeu (3 – Caiador, Maria Olinda, Irene Capitão); Trav. Rua S. Bartolomeu (Tone Agapito); Rua dos Paulinhos (5 – Manuel Afonso, Zuca, São Arezes, António Evaristo, Joaquim Enes); Calvário (Alfredo Figueiredo – Movimentado); Rua do Calvário (3 – António Laranjeira, Nuno da Bina e Alzira Meira); Trav. Rua da Lage (Elisabete Viana); Rua da Quinta (Café Estrela da Noite); Rua das Fontes (2 – Regina e Joaquim Dias)

Colaborador: Sampaio Azevedo

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar