Os Presépios de Rua são “uma marca da nossa freguesia de Mar”, em Esposende, referiu Maranhão Peixoto, Vice Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na cerimónia da entrega de Diplomas aos participantes e que decorreu no passado domingo.

No total foram quarenta e oito Presépios construídos nas ruas de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, o que constituiu um recorde.

A iniciativa que já vai na 10ª edição, é do Centro Social da Juventude de Mar e contou com o apoio da Junta da União de Freguesias de Belinho e Mar e da Paróquia. Com esta iniciativa pretende-se reviver a tradição da construção de Presépios de uma forma intergeracional como modo de viver melhor a quadra natalícia, assim como preservar o simbolismo do próprio Presépio. A cada participante é solicitado que construa o Presépio com as figuras principais, colocando toda a criatividade e riqueza de elementos naturais na confeção do mesmo.

Fernando Cepa, presidente do Centro Social de Mar agradeceu a participação das pessoas nesta “magnífica e grande iniciativa” que tem “uma enorme projeção ao nível do concelho, e que se torna “mais louvável” “quando estamos a falar da mais pequena freguesia rural do país”.

Projetando a próxima edição deixou dois apelos: atingir a meta dos cinquenta Presépios nas Ruas e colocar ainda mais luzes no espaço envolvente.

O pároco Manuel Viana começou por dar os “parabéns” por iniciativa “tão meritória e a todos os níveis louváveis”. Agradeceu a todos “o empenho na construção de cada Presépio” pois, “sem vocês não teríamos esta iniciativa”, adiantou o reverendo.

Por sua vez, Maranhão Peixoto, Vice Presidente da Câmara Municipal de Esposende, referindo-se à iniciativa disse que o desafio “é fazer mais e melhor”, pois “é assim que somos conhecidos. E, como “não ficamos pelo bom, mas trabalhamos para o ótimo”, esta iniciativa é hoje “uma marca da nossa freguesia de Mar”, rematou o autarca, que agradeceu a colaboração entre todas as entidades que colaboram nesta iniciativa.

A animação da tarde esteve a cargo do Grupo de Janeiras de Mar.

Colaborador: Sampaio Azevedo

Comentários Facebook

Comentar