Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Fátima onde Esposende esteve presente

Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Fátima onde Esposende esteve presente

- emNotícias, Religião
2086
0

No dia 1 de Maio decorreu mais uma edição da Peregrinação Nacional de Acólitos ao Santuário de Fátima, este ano com o tema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8) organizada pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA) do Secretariado Nacional da Liturgia. O Grupo de Acólitos de Esposende participou, pela primeira vez, mas com grande entusiasmo.

Apareceram cerca de 6 mil jovens acólitos de praticamente todas as dioceses do país, ajudando a mostrar a importância da função do Acólito, pois estes “não servem apenas para embelezar as celebrações” como mencionou P.e Luís Leal, Diretor do Serviço Diocesano de Acólitos.

No site Serviço Nacional de Acólitos está descrita a importância, os deveres e a devida preparação que um acólito deve ter antes, durante e depois de cada Eucaristia, citando: “A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.” Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o. Um verdadeiro acólito vai descobrindo isto cada vez mais. Se um acólito não o descobre, corre o risco de se cansar de ser acólito. Mas se o descobre e acredita nisso, então vai desejar sempre ser escolhido para acólito, em cada domingo.”

O programa apresentado

10h – Encontro para os acólitos no Auditório Paulo VI

11h30 – Paramentação dos acólitos no salão do Bom Pastor (centro Paulo VI) e início da Procissão dos acólitos para a BSST

12h30 – Missa na BSST – Presidência: D. José Cordeiro, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade

16h – Terço na Capelinha das Aparições

17h30 – Participação na Procissão do Santíssimo.

Acolitos 2015

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados