No passado domingo, dia 25 de junho, a Associação AssoBio percorreu mais uma parte do «Corredor Temático do Rio Ulla» em Vedra na Galiza, um percurso de elevado interesse ecológico e paisagístico.

O trilho pedestre iniciou-se na Área Recreativa de Agronovo, aonde regressaram para partilhar em jeito de piquenique uns bons petiscos galegos e minhotos à sombra de um vasto carvalhal.

Caraterizado pelo verde das galerias ripícolas de freixos, amieiros, salgueiros, loureiros e outras árvores e arbustos ribeirinhos comuns às nossas regiões e povoados por múltiplas espécies de aves, entre as quais se destacavam as melodias dos tordos-músicos (Turdus philomelos), o caminho levou até ao Miradouro de Gundián localizado entre duas pontes ferroviárias que se erguem até ao céu. A muito custo, deixaram os encantos desta panorâmica celestial e daqui foram procurar o merecido repouso junto às nascentes de água fresca da Ermida de Gundián.

Após o referido piquenique, ao som das notas inspiradas de um gaiteiro galego, foram visitar a inestimável coleção botânica do Paço de Santa Cruz. Entre camélias e outras espécies ornamentais, destacam-se aqui os fetos centenários, um sobreiro tão antigo que foram precisos cinco dos participantes para o abraçar e uma vereda repleta de oliveiras seculares.

Finalmente, ao lanche, foram recebidos na horta da Pura, associada que ali desenvolve um bem-sucedido projeto de agricultura biológica e cuja qualidade dos produtos tiveram oportunidade de provar.

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar