O Grupo de Educação Especial da Escola Básica de Forjães realizou viagem de sonho

O Grupo de Educação Especial da Escola Básica de Forjães realizou viagem de sonho

- emEducação, Notícias
6
0

O Grupo de Educação Especial da Escola Básica de Forjães realizou uma viagem de AVIÃO Porto/Lisboa/Porto, no dia 10 de abril, com os seus 13 alunos com Currículo Específico Individual. Destes, apenas quatro já sabiam qual o “sabor” de um voo; para os restantes foi sim, um batismo de voo.

Ao sair do aeroporto de Lisboa, um segundo batismo: andar de METRO até à Gare do Oriente. Dirigiram-se até ao Oceanário onde puderam contactar com muitos animais marinhos, almoçaram no McDonald’s do Parque das Nações e…

Um terceiro batismo: andar a bordo de um veículo anfíbio, o HIPPOTRIP, durante 90 minutos – 60 por terra, 30 na água- uma experiência memorável de onde os alunos saíram gritando Hippo, Hippo, Urra!!!!

Fora dos muros da escola, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o quanto eles são capazes… Puseram à prova as suas competências ao nível do saber ser, do saber estar e até do saber fazer. Que orgulho!!! Foram-lhes proporcionadas novas experiências a fim de os ajudar na conquista de sua plena cidadania, em ambientes longe de seu convívio e estar com pessoas diferentes. Permitiu-lhes perceber que existe um mundo de fora, para além daquele que eles conhecem. Há quem defenda que promover saídas para outros lugares, possa ser determinante no desenvolvimento de crianças/jovens com perturbações ao nível do comportamento e inter-relacionamentos.

As docentes, as assistentes operacionais e a direção da escola sabiam que estes alunos poderiam apresentar reações inesperadas face a situações imprevistas; contudo, arriscaram. Até ao dia da visita, os alunos puderam contar com a ajuda de toda a equipa pluridisciplinar que os acompanha, que desenvolveram diversas atividades para prepará-los nesse sentido, nomeadamente andar de avião, de metro e de barco.

Às vezes deixamos de fazer viagens por causa das limitações dos nossos filhos” – é aqui que a escola deve atuar: proporcionar situações para ajudar os pais a incluir os filhos na sociedade de forma igualitária.

Não foi nada fácil para os pais destes alunos. Contudo, mesmo sabendo que o dia iria ser repleto de novas experiências, de grande intensidade emocional, alinharam de imediato nesta AVENTURA!

Os alunos CEI da Escola Básica de Forjães esvaziaram o que tinham na sua pequena bagagem, de mão, para enchê-la de memórias inesquecíveis!!

O Agrupamento António Rodrigues Sampaio agradece a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram a apoiarem esta viagem, que tão felizes fizeram estes alunos. Foi um dia memorável!

 

 

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados