O Município de Esposende está a proceder à beneficiação da rede de iluminação pública na Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira, a denominada Av. Marginal de Esposende.

Esta intervenção corresponde a um investimento na ordem dos 11 000 euros e traduz-se na substituição dos pontos de luz danificados, visando garantir melhores condições de segurança e comodidade aos utilizadores desta via, e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida das populações.

Tratando-se de uma das portas de entrada da cidade e sendo a zona ribeirinha um espaço privilegiado para a prática desportiva e para atividades de lazer, importa assegurar as necessárias condições a quem usufrui desta zona.

Tal como tem sido prática em intervenções do género, os pontos de luz danificados serão substituídos por luminárias de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade.

Esta medida, integrada no Plano de Gestão Sustentada da Energia implementado pelo Município e no plano de ação do Pacto de Autarcas, tem permitido a redução da pegada carbónica, ou seja, a diminuição da quantidade de CO2 libertado para a atmosfera, contribuindo-se, dessa forma, para a minimização das alterações climáticas.

Por outro lado, os níveis de poupança financeira com a melhor gestão da iluminação pública são também significativos e, complementados com uma série de outras medidas, permitiram atingir elevados patamares de eficiência tendo sido possível, por exemplo, promover a religação, em 2017, dos pontos de luz que haviam sido desligados em 2012 por questões de poupança.

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar