Município de Esposende distingue D. Jorge Ortiga com a mais alta distinção municipal

Município de Esposende distingue D. Jorge Ortiga com a mais alta distinção municipal

- emLocal, Notícias
23
0

No Dia do Município e da Cidade de Esposende, que se comemora a 19 de agosto, a Câmara Municipal de Esposende vai atribuir a Medalha de Honra ao arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. A atribuição deste título honorífico acontece no ano em que DJorge Ortiga apresentou a sua resignação ao Papa Francisco, como manda o Código de Direito Canónico. A título póstumo, o Município de Esposende vai distinguir a escritora Agustina Bessa-Luís, com a Medalha de Mérito Cultural e o professor João Carvalho, antigo presidente do IPCA, com Medalha de Mérito Municipal.

Na sessão solene agendada para a próxima segunda-feira, às 11 horas, no Auditório Municipal de Esposende, serão ainda distinguidos, com a Medalha de Mérito Municipal, os padres Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó, Gil Afonso Losa, António Jorge da Torre e Joaquim Vilas Boas Lima, o cidadão António da Silva Fortunato de Boaventura, o Capitão de Fragata Raúl Manuel Pato Risso e a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende, pelo seu 25º. aniversário. O Clube de Caça e Pesca de Antas será distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo, pelo seu 25.º aniversário. Serão distinguidos, também, dois funcionários, pelos 25 anos de bons serviços no Município de Esposende.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, será agraciado com mais alto galardão atribuído pelo Município de Esposende, pelo relevante contributo para o engrandecimento espiritual e evangelização da diocese de Braga e o que essa ação representa para o concelho de Esposende, mercê do acompanhamento permanente, cooperante e próximo das ações do arciprestado de Esposende, do Município e da sua população.

Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís, escritora maior da Literatura Portuguesa, viveu em Esposende cerca de quatro anos, e será distinguida, a título póstumo, pelo seu grande contributo na memória identitária da comunidade esposendense. De igual modo, a título póstumo, o Município de Esposende distinguirá o professor João Carvalho, ex-presidente do IPCA pelo empenho no lançamento das bases para a existência de ensino superior público em Esposende, cuja concretização está em curso.

Pelos 50 anos de sacerdócio, serão distinguidos, com Medalha de Mérito Municipal, os padres Arlindo de Areia Amaro, António das Neves Regado Carqueijó e Gil Afonso Losa, todos de Marinhas e os padres António Jorge da Torre, de Vila Chã e Joaquim Vilas Boas Lima, de Forjães.

António da Silva Fortunato de Boaventura será agraciado pelo profícuo trabalho em prol da comunidade, nomeadamente como Presidente da Direção da “Esposende Solidário- Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado de Esposende”, lugar que ocupou durante uma década.

O Capitão de Fragata Raúl Manuel Pato Risso será distinguido pelo bom desempenho no cargo de Capitão do Porto de Mar de Viana do Castelo, ao qual pertence a delegação de Esposende da Autoridade Marítima Nacional, em especial pela colaboração com a comunidade piscatória.

A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende e o Clube de Caça e Pesca de Antas serão agraciados com as Medalhas de Mérito Municipal e Desportivo, respetivamente, por celebrarem o 25.º aniversário.

No Dia do Município e da Cidade de Esposende serão distinguidos os seguintes funcionários da Câmara Municipal que completaram 25 anos de serviço efetivo: Carlos Moreira Bajão e Durval Baptista Morgado.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados