Município de Esposende alerta para período crítico

Município de Esposende alerta para período crítico

- emLocal, Notícias
2
0

Principiou o Período Crítico, durante o qual vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excecionais. O Período Crítico, estabelecido no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, vigora de 1 de julho a 30 de setembro, podendo a sua duração ser alterada, em situações excecionais, por despacho governamental.

Durante o período não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. Está proibida a realização de queimadas e queimas de sobrantes em todos os espaços rurais e está igualmente interdito o uso de fogo para fumigação e desinfestação de apiários, se os fumigadores não estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Se tiver resíduos verdes, sobrantes do jardim, agricultura ou floresta, não os queime. Aguarde pelo fim da interdição legal. Até lá amontoe os sobrantes num local afastado das habitações e, se possível, faça compostagem, utilize-os nas camas dos animais, triture-os, mas nunca os elimine com recurso ao fogo durante este período.

Não coloque velas acesas nas alminhas e cruzeiros junto da floresta.

Em espaços rurais não faça fogueiras para recreio ou lazer, bem como para a confeção de alimentos.

Recorde que todos temos o dever de proteger a floresta.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados