Mudança para a Hora de Inverno

Mudança para a Hora de Inverno

- emLocal, Notícias
6
0

Na madrugada de sábado para domingo, termina a hora de verão e inicia a hora de inverno, pelo que, vamos atrasar das 2:00h para a 1:00h.

No dia 28 de outubro de 2018 começa o período de cinco meses em que vigorará a hora de inverno 2018/2019. A mudança para a hora de inverno 2018 far-se-á às 2 horas da manhã em Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira e 1 hora da manhã na Região Autonoma dos Açores, momento em que os relógios deverão ser atrasados uma hora. Esta informaçao oficial é garantida pelo Observatório Astronómico de Lisboa.

Portugal ainda não decidiu se manterá a mudança de hora ou se adotará, em permanência, ou a hora de verão, ou a hora de inverno. Em todo o caso, o governo está na posse de um parecer do Observatório Astronómico de Lisboa que não recomenda a adoção permanente da hora de verão dado que esta se afasta consideravelmente da hora solar. Esta realidade levaria a que, se hora de verão se aplicasse em todo o ano, durante vários dias o nascer do sol ocorreria perto das 9 horas da manhã.

Essa decisão deverá ser tomada nos próximos meses e ainda será alvo de algum debate nas instâncias europeias (Parlamento Europeu e Conselho Europeu), mesmo após a Comissão Europeia já ter assumido uma posição contra a manutenção da mudança de hora. Por vontade da Comissão Europeia, 2019 seria o último ano com mudança de hora na União Europeia.

Sensivelmente metade dos países do mundo têm mudança de hora durante o ano.

 

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados