IV Passeio Noturno Associação AssoBio

IV Passeio Noturno Associação AssoBio

- emLocal, Notícias
180
0

Sob a luz ténue de uma Lua em fase crescente a espreitar por entre nuvens que teimam em não trazer-nos chuva, a associação AssoBio dedicou a noite de sexta feira à descoberta dos seres de hábitos crepusculares da mata de pinheiros e folhosas entre Fão e Apúlia, no Parque Natural do Litoral Norte.

A falta de humidade que tem caraterizado os primeiros meses deste ano não tem favorecido o aparecimento dos muitos anfíbios que povoam aquele habitat (será que o CLIMA tem razões para estar zangado connosco?). Pelos mesmos motivos, os pirilampos (na foto 4, uma fêmea de Lampyris sp.) também estiveram muito tímidos e só com muito esforço percebemos o canto enigmático de um noitibó (Caprimulgus europaeus).

Mas apesar das adversidades por que estão a passar estes seres, os muitos participantes deste passeio noturno puderam testemunhar a presença de espécies mais vulgares como o sapo-comum (Bufo spinosus), os dotes atléticos de um sapo-corredor (Epidalea calamita) e contemplar autênticas joias da nossa fauna, tão preciosas como vulneráveis, tais como as rãs-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi), na foto 2, e os sapos-de-unha-negra (Pelobates cultripes), na foto 3.

Continuaremos alerta a acompanhar o desenvolvimento desta situação que poderá ser trágica para as muitas espécies de anfíbios da nossa terra.

Fonte: AssoBio

Comentários Facebook

Comentários