Hospital de Braga vence Prémio EDP

Hospital de Braga vence Prémio EDP

- emLocal, Notícias
56
0

O Hospital de Braga (HB) recebeu o Prémio EDP Energia Elétrica e Ambiente, que visa distinguir as empresas portuguesas pelas boas práticas no domínio da eficiência elétrica e da sustentabilidade ambiental. A distinção, “Vencedor Absoluto – Serviços e Outras Atividades”, atribuída ontem à noite, no Convento do Beato em Lisboa na cerimónia da 10ª edição do Prémio, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Hospital no âmbito de um projeto de eficiência energética.

O projeto, agora distinguido pela EDP, desenvolvido entre junho de 2014 e março de 2017, permitiu a implementação de novas metodologias para reduzir o consumo de energia, melhorando o desempenho energético do edifício hospitalar, mantendo os níveis de qualidade e conforto necessários a uma unidade hospitalar. O projeto que representou um investimento superior a 1 milhão de euros garantiu a implementação de 7 grandes medidas de poupança energética que permitirão uma poupança estimada de 40% em relação aos consumos de 2013. Na prática, em 2016 – ainda o projeto não estava totalmente concluído – este investimento permitiu garantir uma diminuição de consumos em eletricidade e gás natural, na ordem do meio milhão de euros, e assim diminuir o impacto da unidade hospitalar no meio ambiente.

“É um investimento que estamos a fazer para que no futuro possamos todos ganhar, com este projeto o Hospital de Braga está a fazer a sua parte ao diminuir a sua pegada ecológica. Estimamos que possamos vir a poupar cerca de 900mil euros por ano em consumos”, admite o presidente da Comissão Executiva do HB, João Ferreira.

As medidas introduzidas no âmbito deste projeto foram, entre outras, a alteração de circuitos hidráulicos para instalação de novos equipamentos com maior eficiência energética; instalação de sensores de CO2, temperatura e humidade que permitem, entre outras funções, melhor aproveitamento da energia mantendo a qualidade do ar e o conforto nos diferentes espaços do edifício e a instalação de baterias de recuperação de energia que permitem, por exemplo, o reaproveitamento da energia existente no sistema de extração do ar.

De acordo com João Torres, Presidente do Conselho de Administração da EDP, o objetivo do prémio, agora recebido pelo HB, é “reconhecer e premiar as empresas que de uma forma continuada apostaram em melhorar a eficiência energética das suas instalações – entre 2014 e 2016 – investindo na integração de equipamentos para uma utilização mais racional da energia, complementando esse esforço com a formação dos seus colaboradores e a implementação de medidas de carácter comportamental.”

Junto dos colaboradores da unidade hospitalar foi, também, promovida uma cultura de responsabilidade ambiental, através de ações dirigidas aos mais de 2800 colaboradores. As iniciativas de sensibilização e incentivo à tomada de atitudes que promovem a proteção do meio ambiente alargaram-se, ainda, aos utentes já que na entrada principal da unidade foram instaladas paneis informativos com conselhos para poupança de recursos naturais.

Recorde-se que o HB foi a primeira unidade hospital do norte do país a obter certificação ambiental, uma garantia de que a atividade desenvolvida cumpre todos os requisitos legais nesta área e observa os mais exigentes padrões de responsabilidade ambiental.

Esta distinção surge no mesmo ano em que o HB foi reconhecido, pela Entidade Reguladora da Saúde, como o melhor Hospital do país por ter obtido a melhor classificação nacional em “Excelência Clínica” e recentemente foi distinguido, pela empresa multinacional de benchmarking Hospitalar – IASIST, com o título “Prémio Consistência” na categoria hospitais de média/grande dimensão do SNS.

Comentários Facebook

Comentários