Hospital de Braga assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente

Hospital de Braga assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente

- emLocal, Notícias
10
0

O Hospital de Braga assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente, que se celebra pela primeira vez hoje, dia 17 de setembro, com um conjunto de iniciativas que pretenderam sensibilizar a população para o tema. Sob o mote “nenhum doente deve sofrer dano, resultante dos cuidados de saúde”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desafiou várias instituições de diferentes países a associar-se a esta causa. O Hospital de Braga foi uma das instituições a aceitar o desafio por considerar este tema como um pilar importante na dinâmica da Organização.

Naquele que é o primeiro Dia Mundial da Segurança do Doente, o Hospital de Braga, através do Gabinete de Gestão do Risco, pretendeu sensibilizar a comunidade e estimular os profissionais de saúde para demonstrarem o seu compromisso em tornar os cuidados de saúde mais seguros. Desta forma, durante a manhã, na Entrada Principal do Hospital, decorreu uma ação de sensibilização sobre a segurança do medicamento, dinamizada pelos Serviços Farmacêuticos e com o apoio da Valormed, onde foram abordadas as boas práticas a adotar no domicílio com a medicação. Também os profissionais de saúde foram sensibilizados para o tema, com a divulgação de mensagens alusivas à segurança do doente.

A segurança do doente é um tema que tem vindo a ser trabalhado pelos profissionais do Hospital de Braga há já vários anos e esta data “é importante para relembrar que todos somos responsáveis pela segurança do doente”, destaca Sílvia Oliveira, Enfermeira Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco do Hospital de Braga. “O profissional de saúde tem um papel fundamental nesta área mas o contributo do doente é também muito importante. É de realçar que o doente deve ter um papel ativo na sua segurança”, conclui Sílvia Oliveira.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados