Henrique Gonçalves estudante esposendense de violino a caminho de universidade Alemã

Henrique Gonçalves estudante esposendense de violino a caminho de universidade Alemã

- emEducação, Notícias
154
0
Biografia:
Nascido em 15 Julho 1999 em Esposende, iniciou estudos de violino em 2006 com 7 anos de idade, na Escola de Música de Esposende, com o professor Leonel Fernandes. Em 2014 integra a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe da professora Evandra Gonçalves optando pela via profissionalizante para prosseguir estudos no 10º ano de escolaridade. 3 anos depois, em 2017, conclui com distinção o curso de violino (Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas) concorre e é admitido com nota máxima na Escola Superior de Música em Karlsruhe, Alemanha, onde irá fazer o curso superior de música.
Prémios:
De 2011 a 2017 obtém vários prémios em concursos de violino em Vila do Conde, Fundão, Lisboa e Viana do Castelo, com destaque para o 1º Prémio no Concurso de Interpretação de Violino EPMVC, Viana do Castelo e o 1º Prémio no Concurso de Música de Câmara EPMVC. Foi também Finalista no Prémio Jovens Músicos em Lisboa, em Violino Nível Médio em 2016.
Apresentações públicas em recitais e concertos:
Além das suas actividades no âmbito escolar, o Henrique participou e participa em várias orquestras nacionais desde 2012, trabalhando com maestros portugueses e estrangeiros de nomeada, como a Orquestra Nacional de Jovens em dezembro de 2012, maestro Jean-Sébastian Béreau – Figueira da Foz, a  Orquestra do Festival Música Júnior, em 2013 e 2014, maestro Rui Pinheiro – Europarque, Vila da Feira, a JOP – Jovem Orquestra Portuguesa com sede em Lisboa e o maestro Pedro Carneiro, com quem desde 2014 faz concertos no CCB em Lisboa, Coimbra, Lagoa, Kassel e Berlim na Alemanha em 2015, Sinaia e Bucareste na Roménia em 2016, e irá tocar em agosto de 2017 no Porto na Casa da Música e em Berlim em setembro. Com a orquestra APROARTE toca em concerto em 2015 e 2016 no Europarque da Vila da Feira, com o maestro norte-americano Peter Askim. E são inúmeros os concertos com a orquestra Arte Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo ao longo dos 3 anos do curso, onde em vários concertos assume o lugar de concertino. Foi convidado para o concerto de aniversário da Orquestra de Camara Portuguesa, com sede em Lisboa, a ocorrer no Centro Cultural de Belém no próximo dia 13 de setembro. São também vários os recitais individuais nos últimos 3 anos e em grupos de câmara em Viana do Castelo e outras localidades do Alto Minho.

Comentários Facebook

Comentários