Esposende acolheu sessão “Sustentabilidade é Competitividade”

Esposende acolheu sessão “Sustentabilidade é Competitividade”

- emLocal, Notícias
2
0

As boas práticas em matéria de Sustentabilidade da Esposende Ambiente estiveram em destaque na sessão de sensibilização “Sustentabilidade é Competitividade” que a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) promoveu, com o apoio de Câmara Municipal de Esposende, da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e da Esposende Ambiente.

A reunião decorreu no âmbito do projeto PME Sustentável, promovido pela APEE, que visa capacitar as PME portuguesas para responder aos novos desafios do mercado, designadamente os decorrentes da Diretiva 2014/95/EU, que obrigará as empresas de interesse público a reportar informação sobre direitos humanos, mecanismos anticorrupção, ambiente, entre outros.

Alexandra Roeger, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, enquadrou a promoção da sessão com as preocupações do município nas áreas da sustentabilidade e da boa gestão ambiental e de recursos, lembrando que “as boas condições de vida dependem do bom funcionamento das diferentes entidades e de toda a relação com os cidadãos”. Por isso, elegeu como fundamental o envolvimento de todos os atores locais, desde empresas a escolas, associações e, naturalmente, o Município.

Na abertura da sessão de sensibilização, conduzida por Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, alertou para a “complexidade das cadeias de fornecimento cada vez mais globais”, enfatizando a necessidade de as empresas alinharem pela agenda internacional, “como forma de produzir vantagem competitiva”.

Paulo Marques, presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente lembrou que “os processos que constam da filosofia de atuação da empresa municipal são fundamentais para o bom funcionamento e sustentabilidade da empresa”.

António Amaro, vice-presidente da ACICE enquadrou a adesão a este projeto como “um contributo para a modernização e competitividade do tecido empresarial de Esposende”.

Anabela Almeida, da Esposende Ambiente lembrou que “a responsabilidade e inovação social, há muito implementada na empresa, visam a prestação de um serviço público de excelência”, acrescentando que o crescimento “só é possível se houver uma aposta na área da sustentabilidade. Na área ambiental, onde lidamos com recursos naturais, ainda se justifica mais”, reforçou.

A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), fundada em 2002, tem assumido a liderança nos processos de normalização nas áreas da Ética e da Responsabilidade Social em Portugal.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados