Escola António Correia de Oliveira promoveu 25ª Marcha da Montanha

Escola António Correia de Oliveira promoveu 25ª Marcha da Montanha

- emLocal, Notícias
50
0

O Departamento de Expressões da Escola Básica 2,3 António Correia de Oliveira, em Esposende, promoveu, na passada sexta feira, a 25ª Marcha da Montanha, com destino ao Castro de S. Lourenço, em Vila Chã. Atividades e oficinas animaram os alunos do 6º ano, com destaque para a Turma F que foi a vencedora.

Tudo começou há 25 anos. O grupo de estagiários de Educação Física da Escola António Correia de Oliveira, em Esposende, de 1992, lançou o repto para se fazer a Marcha da Montanha e toda a escola aderiu. Até hoje, de “forma ininterrupta”, sempre se organizou a atividade ligada à natureza e meio ambiente, segundo revelou o
Coordenador do Departamento, Professor Lemos Ferreira.

Destinada apenas às turmas do sexto ano, a atividade constitui um percurso realizado na natureza, “sob a forma de deslocação de posto a posto, até atingir o posto de chegada”, que é a capela de S. Lourenço, em Vila Chã, adianta o coordenador. Tem como objetivo percorrer de forma correta um trajeto identificado no mapa e dentro de
um determinado tempo limite. Quem não cumprir o estabelecido é penalizado. Em todos os postos os alunos são convidados a recolher o máximo de informações para, após chegarem de novo á escola, responderem a um questionário.

A cada turma foi entregue uma mascote, um ovo, que tinha de ser batizada e transportada por todos os alunos da turma, a qual deveria ser entregue, em bom estado à chegada ao Castro.

E, se no início a Marcha se destinava apenas aos alunos da Escola Correia de Oliveira, houve anos em que participaram escolas de outros distritos, sobretudo de professores que entretanto lecionaram em Esposende. Hoje, a Marcha da Montanha abrange o Agrupamento de Escolas, isto é, a Escola organizadora e a Escola Integrada de Apúlia.

Depois da chegada ao Castro de S. Lourenço, as turmas são distribuídas pelas diferentes atividades ou oficinas, a saber, oficinas dos poetas, onde criam poemas ligados á natureza; oficina de Artes, onde constroem um painel já trabalhado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica; a oficina de Arqueologia, com uma visita guiada ao Castro e a oficina Lúdica, com jogos, como micado dunar e tesoura dunar.

Todos os participantes foram contemplados com várias lembranças.

A Turma do 6º F foi a vencedora da 25ª Marcha de Montanha.

A atividade contou com várias colaborações, como: Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, Câmara Municipal, Prozis, Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Novo Banco, Continente, Mercatlas, Junta Freguesia de Esposende, Esposende 2000, Dunar e o apoio da GNR e Bombeiros Voluntários de Esposende.

Lemos Ferreira, em termos de balanço, referiu que a atividade “foi espetacular, pois correu muito bem em todos os aspetos. Tenho que dar os parabéns a todos os participantes”, salientou. Por outro lado foi “bom termos contado com a presença de uma ex aluna que participou na primeira Marcha da Montanha assim como de antigos professores da escola”, concluiu o coordenador.

Colaborador: Sampaio Azevedo

Comentários Facebook

Comentários

Artigos relacionados