A neurociência como principal objetivo de reflexão sobre a importância dos sentidos e das emoções no sucesso escolar, foi o tema de uma ação formativa organizada principalmente para professores, mas aberta e acessível a todos quantos tiveram curiosidade ou interesse sobre o tema.

Decorreu no passado sábado, dia 21 de setembro, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos e contou com contribuição científica de três especialistas, o Professor Doutor Francisco Gonzales Garcia, professor  da Universidade de Santiago de Compostela, a Doutora Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar da Universidade de Coimbra e a mentora do evento, a Dra. Ana Paula Pinto de Azevedo, Diretora do Centro Neurosensorial de Braga e doutoranda em neurociência.

Os estudos e, acima de tudo, a realidade vivida no dia-a-dia por pais, professores e outros agentes educativos, revelam uma prevalência cada vez mais significativa, em crianças em idade escolar, de problemas e défices atencionais que se repercutem em dificuldades de apredizagem a vários níveis e num aumento de problemas como a hiperatividade e outros comportamentos desafiantes.

São muitas as crianças que revelam uma imaturidade ao nível da integração neurosensorial que penaliza o seu adequado desenvolvimento motor, fundamental para que se estabeleça uma boa conexão com o próprio corpo e com a realidade envolvente. Esta situação tende a ser agravada nos dias de hoje com o uso excessivo, desde idades muito precoces, de telemóveis, tablets, computadores, televisão. O desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças fica igualmente comprometido levando-as, inclusive, a não serem capazes de reconhecer tão facilmente as suas próprias emoções e a não integrarem aprendizagens fundamentais para o seu crescimento harmonioso e saudável como, por exemplo, o saberem lidar com a frustração.

Este evento que contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos foi organizado por iniciativa do Centro Neurosensorial, em parceria com o Centro de Formação de Professores de Barcelos e Esposende (CFAE).

Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, entre as quais 160 professores e educadores que no final avaliaram a importância do tema e o sucesso do evento. Cerca de 90% dos participantes consideraram a ação como muito boa ou excelente, e manifestaram interesse na continuidade deste tipo de formações destinadas a educadores e famílias.

De referir ainda que esta sessão formativa foi acreditada pelo CFAE de Barcelos e Esposende como ação de curta duração (ACD).

Artigos Relacionados

Comentários Facebook

Comentar