Concerto Partilha junta Esposende à Catalunha

Concerto Partilha junta Esposende à Catalunha

- emCultura
37
0

No próximo dia 3 de Novembro, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende recebe o Coro Zongora, da Escola Municipal de Música Pau Casals del Vendrell. O concerto acontecerá ás 21h30, na Igreja Paroquial de Belinho, com apoio da Paróquia de Belinho que mais um ano abre as portas da sua comunidade ao projeto Partilha. Recorda-se que no ano de 2017 o Coro de Pequenos Cantores de Esposende recebeu o Coro Veus Juntes de Valência. No ano de 2017 o CPCE e o Coro Ars Vocalis foram também recebidos em Madrid pelo Coro de Jovens de Madrid.

Da partilha dos sons e culturas se unem os povos e as vontades, este é o maior propósito para a apresentação destes concertos, onde os distintos coros podem apresentar repertório diversificado, repertório na língua materna e que carateriza a sua região, mas simultaneamente permite aos coralistas trocarem experiências assim como conhecerem práticas musicais e culturais distintas.

O Coro Zongora nasceu em 1996 na Escola de Música Pau Casals del Vendrell (EMMPAC) e consiste em cerca de vinte vozes femininas, a maioria estudantes da escola. Eles trabalham para oferecer todos os tipos de repertórios, indo do clássico ao contemporâneo, embora eles geralmente se concentrem na música tradicional e obras de compositores dos séculos XIX e XX, como G. Fauré, B. Britten e G. Rheinberger. Em 2005 eles se apresentaram como coral convidado no Concurso de Música Religiosa que aconteceu em Caravaca de la Cruz (Múrcia), e em 2006 eles foram escolhidos como coral convidado na Semana Internacional de Tarragona. Também em 2006 eles participaram, juntamente com o Quarteto de Trompa da Sinfônica de Barcelona e Orquestra Nacional da Catalunha, no Festival de Outono organizado pelo Auditório Pau Casals em El Vendrell. Concedido o prêmio Cohí Grau, eles se apresentaram em Munique em 2007. Em 2008 dividiram o palco com o prestigiado saxofonista de jazz Dick Oatts durante o Festival de Jazz em El Vendrell.O coro acabou de gravar o seu primeiro álbum, que reúne as músicas mais relevantes do seu percurso ao longo dos anos. O coro é conduzido por Montserrat Sendrós.

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende, projeto municipal desenvolvido no Município de Esposende com a direção artística da Escola de Música de Esposende. Desde 2009, com a direção de Helena Venda Lima, procura difundir a musical coral para vozes iguais procurando incentivar a composição nacional para este tipo de formações.

Conta com cerca de 65 elementos do concelho de Esposende, tendo se apresentado nas principais salas portuguesas como Centro Cultural de Belém e Casa da Música do Porto, assim como várias cidades de Espanha, como Vigo, Tui e Madrid. Está no corrente ano a preparar a segunda digressão e a gravação do seu terceiro disco dedicado à música sacra, com obras originais dedicadas ao próprio coro com obras de António Pinho Vargas, Osvaldo Fernandes, Paulo Bastos, Telmo Marques e Helena Venda Lima. O CPCE apresenta-se já no dia 1 de dezembro, ás 21h30 no Festival de Coros da Póvoa de Varzim, num concerto dinâmico onde se unem as vozes dos Jovens Cantores de Guimarães e os Coro Infantil da Universidade Nova de Lisboa (CIUL).

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados