Cerimónia de entrega dos prémios, diplomas e lembranças aos participantes na 20.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”

Cerimónia de entrega dos prémios, diplomas e lembranças aos participantes na 20.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”

- emLocal, Notícias
21
0

Decorreu, esta terça feira, no Espaço Sabores do Mar, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, a entrega dos prémios, diplomas e lembranças aos participantes na 20.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, promovida pelo Município de Esposende em colaboração com as unidades de restauração do concelho e um vasto conjunto de parceiros.

O restaurante “Varandas do Cávado – Hotel Suave Mar”, de Esposende, com o prato “Escabeche de robalo em cama de batata-doce”, foi o vencedor do concurso gastronómico Março com Sabores do Mar 2019, conquistando também a menção honrosa “Qualidade do serviço”. Em segundo lugar classificou-se o restaurante “Água Pé”, de Esposende, que concorreu com “Robalo de mar ao vapor com maionese”, tendo sido distinguido com a menção honrosa “Higiene e Relação Preço/Qualidade”, e, em terceiro, ficou o restaurante “Camelo”, de Apúlia, com a sugestão “Raia frita com arroz de lingueirão”, acumulando também a menção honrosa “Ambiente”.

Ainda no que refere ao concurso gastronómico, o restaurante/pizaria “Siamo In Due”, de Esposende, conquistou a menção honrosa “Promoção própria”, o restaurante/pizaria “Buon Appe”, de Esposende, a menção honrosa “Inovação” e o restaurante “Pedrinhas”, de Apúlia, a menção honrosa “Acompanhamento Vinho”. A avaliação dos pratos a concurso esteve a cargo do júri constituído por José Silva (presidente), Francisco Gil, Marco Gomes e Álvaro Costa.

Nesta 20.ª edição, Joana Dias, do Restaurante “Cantinho D’Avó” foi distinguida com o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar”, António Abreu, do Restaurante “Varandas do Cávado – Hotel Suave Mar” recebeu o Diploma de Mérito Carreira, Fátima Alves, do Restaurante “Foz do Cávado” e o Restaurante “Pedrinhas” o Diploma de Mérito e Qualidade.

Quanto ao concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, o vencedor foi o Centro Social e Cultural de Gandra, que concorreu com “Empadão de massa de peixe”. Relativamente a menções honrosas, a Associação de Pais da Escola Básica do Facho – Apúlia recebeu a de “Incentivo ao consumo de peixe fresco”, a Associação Desportiva, Cultural e Social de Criaz – Apúlia a de “Frescura e riqueza dos vegetais”, a Associação Esposende Solidário – Centro Comunitário de Vila Chã a de Educação Alimentar, a Escola Básica de Apúlia a de “Boas práticas de higiene e segurança alimentar”, a Escola Básica de Forjães” a de Qualidade de confeção, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende a de “Apresentação do prato”, a Escola Básica António Correia de Oliveira e de “Incentivo ao consumo de produtos locais”, o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa a de “Sabor” e o Grupo Ação de Solidariedade Social de Antas a de “Criatividade na inclusão de diferentes tipos de peixe”. Constituíram o júri do concurso das cantinas Rita Pinheiro, João Silva e Mário Rodrigues.

No que se refere ao concurso “Peixe com todos”, a equipa vencedora é constituída por Henrique Pereira e Maria Fernanda Cunha, que confecionaram o prato “Trouxa de bacalhau”. O segundo lugar foi conquistado por Domingos Hipólito e Rodrigo Hipólito com uma “Cataplana de peixe e marisco” e, o terceiro, por Maria do Sameiro, Sónia Miquelino Cruz e Mafalda Coitada com a sugestão “Robalo farol”. A equipa de José Miquelino, Alexandra Trindade e Margarida Marques   recebeu a menção honrosa “Melhor desempenho intergeracional”, a equipa de António Roxo, Nelson Roxo e Ivan Roxo a menção honrosa “Melhor prato fusão”, Nazaré Medanha e Gabriel Rocha a menção honrosa “Melhor prato tradição” e Sameiro Loureiro e Marta Travassos receberam a menção honrosa “Melhor prato inovação”. A avaliação dos pratos esteve a cargo do júri constituído por Noémia Dias, José Solha e Helena Torres.

Além dos 41 restaurantes e das 20 pastelarias participantes nesta 20.ª edição do Março com Sabores do Mar, foram igualmente distinguidos os vários parceiros que se associaram à iniciativa, nomeadamente a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Axis Ofir Beach Resort Hotel, Escola Profissional de Esposende, Brincoloiça, JAJU Supermercado, Apulifarda, Continente, Grupo Arte Celano, Alga +, Tupperware, ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, Esposende Ambiente, ISAVE – Instituto Superior de Saúde, os produtores de vinhos verdes do concelho Quinta de Curvos, Quinta de Góios e Quinta de São Cláudio, os Lacticínios das Marinhas, a Cooperativa Agrícola de Esposende e o projeto AMAReMAR.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, expressou o reconhecimento do Município a todos quantos tornaram possível a realização desta iniciativa, “um evento que soube conquistar o seu espaço e que é uma marca distintiva da promoção gastronómica de Esposende”.

Em jeito de balanço, Benjamim Pereira destacou a mobilização, participação, dinâmica e envolvimento registados em torno desta 20.ª edição, onde, ao longo de todo o mês de março, a vertente gastronómica andou a par de um conjunto muito variado de atividades e dinâmicas.

Recordou ainda os objetivos do “Março com Sabores do Mar”, ou seja, a promoção e valorização da gastronomia local associada aos peixes e mariscos, bem como dos produtos endógenos do concelho, a que se associa o combate à sazonalidade e a promoção turística do território concelhio, bem como o incentivo ao consumo de peixe numa estratégia de promoção da saúde e de alimentação saudável.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados