Tem sido hábito da associação AssoBio, todos os anos, no início de outono fazerem uma visita a Terras de Coyra. Desta vez a percorrer o Trilho do Vale Escuro na belíssima aldeia de Parada.

Iniciaram o percurso com uma visita à igreja velha no Lugar de Cenoi. A partir daqui, a dificuldade em encontrar as placas que os deveriam ter orientado nesta jornada desviou-os um pouco do caminho, porém não perderam a oportunidade de contemplar a atmosfera de ruralidade bem preservada que só Paredes de Coura pode oferecer e que  contagia com uma imensa vontade de regressar à terra, às origens e a uma vida em harmonia com os ritmos da natureza.

Pelo percurso, que entretanto ganhou contornos de improviso, encontraram construções rústicas com aspeto pitoresco, cruzaram carvalhais e soutos de castanheiros povoados por aves de várias espécies e onde os cogumelos já anseiam por um pouco mais de humidade.

Depois de uma exigente subida até um miradouro, foram brindados com amplas panorâmicas sobre as serranias minhotas que restabeleceram as forças para o regresso até ao repasto que os aguardava no ponto de partida em Parada de Cima.

Consideram oportuno recomendar à edilidade que se faça uma verificação ao estado da sinalética da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Paredes de Coura.

Comentários Facebook

Comentar