Alunos do 8º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira apresentam um projeto tecnológico

Alunos do 8º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira apresentam um projeto tecnológico

- emEducação, Notícias
31
0

Alunos do 8º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira criam uma empresa e apresentam um projeto tecnológico que envolve a identificação remota de objetos perdidos via QR Code.

Extra-Code, da autoria dos alunos da turma D do 8.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira, obteve o 1.º lugar na Expo Empresas Escolares, evento promovido pela CIM Cávado, que teve lugar no passado dia 31 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

A empresa foi criada pela turma no âmbito do Programa “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”. Produz etiquetas de cetim, autocolantes, para serem colocadas em objetos do quotidiano dos alunos (vestuário, calçado, mochilas, chapéus, máquinas de calcular ou outros objetos, com QRCode contendo identificação do aluno (nome e o número de matrícula e, opcionalmente, contacto do encarregado de educação). Pretende-se que, sempre que seja encontrado um objeto perdido/esquecido nos espaços escolares, os assistentes operacionais possam, através da leitura do QRCode, identificar o aluno a quem pertence e proceder à sua entrega ou notificar, através de SMS ou e-mail, o encarregado de educação.

Desta forma, a Extra-Code consegue resolver facilmente um problema comum à generalidade das escolas, adotando um modelo inovador e de baixo custo. Alunos e professores estão naturalmente felizes com o reconhecimento do seu trabalho e agradecem a todos os que apoiaram a concretização deste projeto, em particular, à CME, RCM – Rótulos e Etiquetas, APEBACO e ao Conselho de Turma.

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados