26ª Corrida da Nau AEBA Run Race em Vila do Conde

26ª Corrida da Nau AEBA Run Race em Vila do Conde

- emDesporto, Notícias
8
0

O Clube de Atletismo Os Rompe Solas de Vila do Conde realiza no dia 1 de setembro, pelas 10 horas, a 26ª Edição Corrida da Nau Aeba Run Race, com partida e chegada junto à Nau Quinhentista.

Integrada nas comemorações de mais um aniversário do Clube, o evento conta com a tradicional corrida cronometrada de 10 Km e uma caminhada solidária (5km), percorrendo um trajeto incomparável que evidencia a singularidade de Vila do Conde, como cidade bem próxima do mar, e um importante centro industrial, porto de pesca e, cada vez mais, centro turístico, que conduziram à sua eleição como a melhor cidade para se viver na região do Porto.

Assente nestes pilares, a Corrida convida a um olhar pela cultura patente entre o espaço da Nau Quinhentista e o centro histórico, bem como entre o leito do Rio Ave, com o seu fabuloso espelho de água, e o percurso na marginal com o oceano no horizonte.

Num contexto que visa estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida, será uma oportunidade para alinhar exemplos de preocupação ambiental (sacos de papel nos Kits, medalhas e troféus m madeira ou cortiça, carro de cronómetro eletrónico…) com uma vertente solidária e de apoio social.

Valorizando uma relação de proximidade, ficará expresso o resultado do reforço das interações, apoios e parcerias com instituições/empresas da comunidade local e regional, estratégia que permite que parte do valor das inscrições neste evento venha a reverter a favor de 5 instituições de solidariedade social de  5 municípios diferentes: Santo Tirso (Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente), Famalicão (Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência), Trofa (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), Vila do Conde (MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) e Maia (Bomporto).

Numa perspetiva de reforço da inclusão e da sensibilização para causas que apelam à solidariedade e participação da população em geral, esta nova edição da Corrida da Nau, para além de crianças, jovens e adultos pertencentes às instituições anteriormente referidas e à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, irá contar também com a presença dos “Resistentes” –  grupo de crianças e adolescentes utentes e ex-utentes do Serviço de Pediatria do IPO Porto, privilégio só possível mercê do apoio de uma prestigiada instituição vila-condense.

As instituições participarão no evento, correndo e/ou caminhando num conceito de “uma corrida, um abraço”, entregando prémios aos atletas, assumindo atividades de canto, dança e movimento e tendo bancas de produtos para venda, num espaço de feira de vida saudável cuja receita reverterá para as instituições de solidariedade social apoiadas.

Na tarde do dia anterior, junto à Nau Quinhentista, será criado um espaço lúdico com vários parceiros, a que não faltarão manifestações gastronómicas e outras surpresas para alimentar o corpo e o espírito de quem ali se deslocar.

Face ao reconhecimento da animação como um elemento diferenciador, a Corrida da Nau assume também o objetivo de proporcionar festa, convívio e interação ao longo do percurso, com um conjunto diversificado de atuações (sobretudo) musicais voluntariamente asseguradas por artistas e associações do nosso concelho (Ranchos Folclóricos, Clube Fluvial Vilacondense…) e que proporcionará momentos divertidos e descontraídos que surpreenderão e ficarão na memória dos participantes.

Como habitualmente, a prova contará com a presença de representantes das entidades oficiais ligadas à organização do evento, bem como de alguns nomes prestigiados do desporto vila-condense e nacional, com destaque para a “madrinha do Clube”, a atleta Aurora Cunha, campeã mundial de estrada em 1984, 1985 e 1986 e que terá uma particular ação motivadora junto dos atletas.

A participação na corrida e caminhada está sujeita a inscrição (https://corridadanau.eventsport.net), tendo os participantes direito a  um Kit de participação que inclui t-shirt e dorsal e um seguro de acidentes pessoais. Para os que concluam os percursos haverá ofertas de final de prova, uma medalha (corrida) ou oferta análoga (caminhada).

A articulação e o desenvolvimento de esforços integrados permitiram reunir um somatório de contributos geradores de condições que perspetivam mais um êxito para este evento, que que tão bem simboliza a determinação e a coragem de quem acredita de que a força do querer pode transformar sonhos em realidades.

Para esta epopeia desafiante, motivadora gratificante deixamos um convite aos que connosco queiram partilhar o excelente clima e proximidade da história e do mar, contribuindo para uma atmosfera de harmonia e entusiasmo nas ruas da magnífica cidade que é Vila do Conde.

Estamos convictos que vai ser compensador embarcar nesta NAIU que Os Rompe Solas começaram a construir em 1993.

Vila do Conde ● Largo da Alfândega

PROGRAMA

(Provisório)

Sexta – Feira

30 de agosto

10.00 – 19.00

Abertura do Secretariado – Entrega de Dorsais

Logística / Articulação com as instituições

Sábado

31 de agosto

10.00 – 19.00

Secretariado – Entrega de Dorsais

Feira Social Receita a reverter para Instituições de Solidariedade Social

(prologada até às 13.00 do dia seguinte)

Domingo

1 de setembro

08.00 – 13.00

08.00        Reabertura do Secretariado e Feira Social

  Café Solidário

 Produtos Regionais

 Alimentação Saudável

 Produtos das Instituições de Solidariedade Social

 Barbearia

 Recuperação física 

08.30        Receção dos participantes

09.00        Início do acolhimento das entidades parceiras e convidados

09.05        Catering na zona VIP

09.15        Aquecimento – por Vitalie Certain (campeão nacional de Karaté)

09.30        Partida dos Vikings Clube Motard (percurso da corrida)

09.35        Atuação do Bw Duet

09.40        Parabéns – Aniversário do Clube de Atletismo Os Rompe Solas 

09.45        Intervenção dos Presidentes da AEBA e da C. M. Vila do Conde

09.55        Atuação do Bw Duet

10.00        Partida da Corrida da Nau (10 km)

10.00        Largada de Canoas / Padle e Remos  no rio Ave-Clube  Fluvial Vilacondense

 10.05         Partida da Caminhada (5 Km)10.10   Animação em vários pontos do percurso     de corrida/caminhada

Largo dos Artistas                            –   Rancho das Rendilheiras da Praça

Praça D. João II                               –  CAID  Santo Tirso

Rio Ave (Av. Júlio Graça)                 – Clube Fluvial Vilacondense Regata de Veleiros

Av. Júlio Graça (Seca do Bacalhau) –  Rancho das Rendilheiras do Monte

Praia da Senhora da Guia-Castelo –  Ruxaxá Labruge

Av. Brasil/ Av. do Ferrol –  Rancho Folclórico de Vairão

Av. Brasill/Av. Bento de Freitas –  DJ. Alexandre Pinto

Av. Brasil/ Av. Com.Cout Lanhoso –  A.C. R. S. “Os Restauradores” Bagunte

Memorial aso Náufragos –  Grupo Bombos Amigos de Gião

11.00        Cerimónia de entrega de prémios

12.00        Fecho do controlo oficial da prova

12.30        Festa Final de encerramento.

Organização: Clube de Atletismo Os Rompe Solas e Eventsport

Comentários Facebook

Comentários

 

Artigos relacionados